CUIDADOS E CONSERVAÇÃO 

Sua peça foi escolhida com carinho por você.
Siga com especial atenção, alguns cuidados que lhe recomendamos, ela terá maior durabilidade e manterá sua aparência por mais tempo.

Cuidados a serem tomados e limpeza das joias. 
Prata
É importante ter cuidado na hora de fazer a limpeza das peças em prata, o material é delicado e o uso de um produto inadequado pode comprometer ainda mais a sua aparência. Contato com peles de alto teor de acidez poderá escurecê-las com mais facilidade. Você deve usar uma flanela especial, próprias para esta finalidade e encontradas à venda no mercado, ou enviar a um profissional especializado.

* Evite utilizar sua peça na praia, pois o contato com a água salgada e a areia, certamente, irá riscá-los. Além do fato da água salgada ter um alto poder oxidante, que leva a um eventual escurecimento.
* É aconselhável que você a retire quando for tomar banho de chuveiro ou piscina, a fim de evitar o contato com produtos de limpeza, higiene pessoal e produtos químicos que, em geral, podem prejudicá-la.
* Não deixe que ela entre em contato com produtos cosméticos.
* Passe perfume e use spray de cabelo antes de colocá-la, esperando alguns minutos para que evapore o excesso.
* Evite usá-la nos serviços de jardinagem, o manuseio com a terra e adubo químico poderá afetá-la.
* Alguns serviços domésticos também podem comprometê-la. Ao fazer serviços que utilizam produtos químicos e de limpeza evite usá-la.
* Guarde suas peças separadas uma das outras para que não risquem.

Ouro

Este admirado metal nobre é formado por uma liga cujas diferentes composições determinam sua cor – branca, amarela, rosa - e quilatagem. O ouro mais usualmente empregado para joias é o 18K, composto por 750 partes de ouro puro e 250 de outros metais complementares, pois apresenta o melhor equilíbrio entre durabilidade e maleabilidade necessária para moldar anéis, brincos, colares e pulseiras. Por conta desta maleabilidade, o ouro é um material sensível a agressões externas, que podem alterar seu formato e sua textura. Na forma final das joias, seu acabamento pode ganhar superfície polida, extremamente brilhante, ou acetinada, com aparência fosca. O tempo de uso e os impactos sobre as joias podem causar marcas de uso sobre esta superfície, que são naturais. Recomenda-se cuidado na manutenção e utilização da joia em ouro, tanto no pouco uso ou armazenamento irregular, que pode levar a oxidação – escurecimento da peça –, como na exposição a produtos químicos e/ou de higiene diária. Para limpeza de joias de ouro, recomenda-se que seja realizada apenas com uma flanela macia e seca no dia a dia, para evitar maiores alterações. Quando houver maior acúmulo de resíduos sobre o metal, você pode entrar em contato conosco, para que seja feita uma limpeza profissional.
Ouro branco

A cor do ouro branco em seu estado puro é na verdade, um pouco cinza amarelado. O aspecto brilhante e tom prateado característicos das joias de ouro branco são obtidos através de um procedimento chamado banho de ródio, que as deixa com cor clara, uniforme e brilhante. O uso frequente das joias faz com que este banho se desgaste com o tempo, alterando sua cor e brilho. Por isso, é recomendada realização de manutenção periódica nessas peças, a fim de restaurar suas características originais. A La Virtu oferece esse serviço para os clientes que compraram joias de ouro branco da marca. 
Diamantes

Para conservar os diamantes em bom estado, é preciso que estes estejam sempre limpos. Como esta pedra tem, por natureza, a propriedade de aderir às substâncias gordurosas, elas são rapidamente afetadas quando entram em contato com substâncias oleosas, tais como hidratantes, protetores solares, ou até mesmo a oleosidade natural da pele. Por isso, limpe uma vez por semana os diamantes que são usados diariamente, usando flanela úmida, sem nenhum produto químico. As joias com diamantes devem ser guardadas separadamente, em um tecido macio ou no bolso do saco de joias acolchoado. Se armazenada perto de outras peças, a pedra ou a armação de ouro pode ser arranhada e danificada.
Pérolas, madrepérolas e corais

Essas gemas orgânicas são sensíveis a ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias. Portanto, evite que esses produtos entrem em contato com a peça. Após o uso de joias com essas gemas, deve-se passar uma flanela macia umedecida com água para preservar o brilho e para retirar o resíduo de cremes, suor da pele ou maquiagem. Não use joias com pérolas, madrepérolas e corais em piscinas, praia ou no banho, pois o cloro, o sal e o vapor d’água são prejudiciais à sua estrutura. De tempos em tempos, aconselhamos que seja feita a manutenção do fio nos colares e pulseiras de pérola, prolongando a vida útil das mesmas, pois o fio resseca com o tempo, sendo necessária a reenfiação (troca do fio). Não exponha as gemas orgânicas ao calor do secador de cabelos, pois ele pode provocar rachaduras em suas superfícies.